Itens selecionados para Design e Cultura

Atualizado em 12/05/20:

Para a disciplina de Design e Cultura (primeiras séries e terceiras séries) temos a seguinte seleção do livro: LIDWELL, W.; HOLDEN, K.; BUTLER, J. Princípios universais do design. 125 maneiras de aprimorar a usabilidade, influenciar a percepção, aumentar o apelo e ensinar por meio do design. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Acessibilidade

Arquétipos

Arquitetura da escolha

Cinco cabides

Condescendência

Consonância e dissonância cognitiva

Efeito de expectativas

Efeito de exposição

Efeitos de interferêcia

Fator de fixação

Hierarquia de necessidades

Linha do desejo

Modelo mental

Pedra de Roseta

Personas

Pregnância

Profundidade de processamento.

– – –

Para as fases de EMPATIA e (RE)DEFINIÇÃO do PROBLEMA, temos as seguintes ferramentas (em português):

EMPATIA: Mapa de atores, Desk Research, Matriz HCD, Mapa de empatia, Jornada do Usuário, Mosca na parede, Cartões de insight, 5 por quês, Sombra, Pesquisa análoga. Ver: https://portal.tcu.gov.br/inovaTCU/toolkitTellus/index.html#empatia

(RE)DEFINIÇÃO do PROBLEMA: Diagrama de Afinidades, Matriz de (re)definição do problema, Entrevista em profundidade, Personas, Como podemos. Ver: https://portal.tcu.gov.br/inovaTCU/toolkitTellus/index.html#redefinicao

Demais fases: IDEAÇÃO, PROTOTIPAÇÃO e TESTES, ver AQUI.

Fonte original (em inglês): https://www.ideo.com/post/design-kit

Bom trabalho! 🙂

– – –

Terceira série 2019: pasta dos arquivos do pitch: aqui.

Primeiras séries 2019: pasta compartilhada da disciplina aqui.

Pasta para a entrega dos EXEMPLOS pelos GRUPOS de 2019: AQUI.

Leave a comment